Você sabe o que é um Homunculo?

A idéia desse post foi uma curiosidade minha em relação a esta criatura, citadas em alguns mangás com Fullmetal Alchemist e Homunculus, apesar desse ultimo se tratar de Trepanação [ uma cirurgia bizarra na cabeça] e utilizar o conceito de homunculo como alegoria, mas ambos são ótimas leituras.

Golem_by_Inherithus

O conceito de homúnculo (do latim homunculus, “homenzinho”, plural homunculi) tem sido aplicado em várias áreas do conhecimento humano, como a biologia e a psicologia, mas é melhor empregado na alquimia.

O homúnculo na alquimia

A alquimia possuí três objetivos, o primeiro é transmutar metais inferiores em ouro, o segundo fabricar o Elixir da Longa Vida e o terceiro é a criação de vida humana artificial a partir de materiais inanimados (um clone humano na acepção moderna), os homúnculos. Não se pode duvidar da influência que a tradição judaica teve neste aspecto, pois na cabala existe a possibilidade de dar vida a um ser artificial, o Golem.

O conceito do homúnculo parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelso para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de semen humano posto em uma retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias [O.o]. Então, segundo ele, se formaria o embrião[deixa o vaticano saber disso!!rsrs]. Outro alquimista que tentou criar homúnculos foi Johanned Konrad Dippel, que utilizava técnicas bizarras como fecundar ovos de galinha com semen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação.

No entanto, também é possível que o homúnculo seja uma alegoria, uma interpretação muito literal das imagens alegóricas alquímicas respeitantes à criação, pela arte, de novas entidades minerais, sejam elas objetivos finais ou intermédios. Essas imagens comportam, muitas vezes, a representação de um ser emblemático, humano, animal ou quimérico, numa retorta.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s